Nos ultimos finais de semana, dias 21 e 22 e 28 e 29 de agosto, membros da AMR fizeram monitoramento na montanha com o intuito de visualizar possíveis focos de incêndios que pudessem atingir o Araçatuba. Este monitoramento se deve ao fato da vegetação estar muito seca e o indice de radiação solar estar alta, o que pode causar incêndios até mesmo involuntários. Sobre a região o Marcelo relatou "O mato esta muito seco, a umidade baixa e o calor intenso"
O 6º Grupamento de Bombeiros, responsavel pela área do Araçatuba, concedeu o emprestimo de 3 abafadores e uma bomba costal que ficarão na casa base do Araçatuba.Os monitoramentos continuarão até que a chuva amenize o risco de grandes incêndios.
Pedimos aos visitantes de qualquer area natural que tenha o maior cuidado nesta época do ano, não faça fogueiras, utilize fogareiros para cozinhar, aos fumantes não descarte suas bitucas no chão, até mesmo incêndios iniciados na beira de estradas podem atingir áreas de matas nativas. O combate a incêndios podem custar vidas de voluntários e bombeiros.